sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O fim da Sociologia

"Quem gosta de pobreza é sociólogo". Escuto essa frase com alguma frequüência, talvez seja verdade. Se for, a sociologia está com seus dias contados.*
De 1970 a 2000 300 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza. A pobreza atinge hoje 7% da população mundial, com as mesmas taxas de crescimento seria possível erradicar a pobreza em menos de 50 anos!**
Que fazer com os sociólogos que estudam a luta de classes, nesse mundo capitalista neoliberal escorchador? O que fazer com nossos conhecimentos sobre Exército Industrial de Reserva, em todas as suas cinco categorias? NADA! o mundo é outro, é o do crescimento econômico sustentado, reduzação de pobreza, enfim, é o mundo do sepultamento do marxismo (já vai tarde) e suas mazelas.
Os sociólogos adoram uma frase do George Santayana: "Aqueles que esquecem o passado estão condonados a repeti-lo". Então pelo bem da humanidade esqueçamos os últimos trinta anos. Fogo na "Era do extremos"! A história só deve estudar os anos negros da União Soviética, para que nunca mais se acredite nesse conto de fadas que causou a morte de 100 milhões de pessoas.
Todas vezes que abrires um livro de história dos anos recentes pense nas crianças que vão passar fome, porque tu, meu caro, não aceitas a idéia de que o capitalismo pode funcionar e pode sim eliminar a pobreza!

*eu sei que a Sociologia é muito mais do que isso, é uma ferramenta útil para a Economia.
**claro que há disparidades entre países que crescem muito e os que não crescem...

Nenhum comentário: