terça-feira, 9 de outubro de 2007

Aceleração do tempo

O geógrafo(e jogador de futebol, e cantor) Milton Santos criou o conceito de aceleração. Segundo esse conceito, o tempo vem se acelerando e isso foi intensificado no capitalismo, com sua sede de exploração. Nesse post pretendo explicar como o tempo pode se acelerar, as provas empíricas disso e as prováveis conseqüências futuras.

O primeiro passo é explicar o que é a aceleração. Aceleração é a taxa de variação da velocidade. A velocidade, por sua vez, é a rapidez com que um corpo altera sua posição. Em geral é medida em metros por segundo, m/s. No caso do tempo, não faz sentido falar em metros. O tempo se move em segundos(e minutos, horas, etc), assim, a velocidade do tempo pode ser medida em quantos segundos o tempo se desloca em um segundo, s/s. Quando não havia capitalismo, e tudo era melhor do que é hoje, o tempo se deslocava 1 segundo por segundo, 1s/s. O capital, com sua sede por mais-valia, tem aumentado essa velocidade(isso é a aceleração). Como isso é feito? Simples, o capital diminuiu a duração de um segundo(o segundo de cima, é bom dizer) e, em CPK(ceteris paribus Kaleckiano, vale citar Bohrer, Marcelo para explicar esse conceito: "Em CPK, quando uma pessoa tropeça, ceteris paribus, ela ficará flutuando") isso faz o tempo percorrer mais de um segundo a cada segundo. Assim, o tempo passa mais rápido e é possível expropriar mais MV.

Alguns podem dizer que isso é loucura, que não é possível percorrer mais de 1 segundo a cada segundo. Bem, existem fortes evidências empíricas(se você quer aprender a usar evidências empíricas de forma apropriada, talvez o livro Chutando a Escada seja adequado. Ok, exagerei...). São elas:

-No ano 1 d.C. 1 segundo era 4 vezes mais longo do que é hoje, em 1500 d.C, um segundo era 3,8 vezes mais longo do que hoje. Em 1800, durava 3,5 vezes o segundo atual, em 1950, apenas 2 vezes. A internet e o neo-liberalismo têm acelerado isso ainda mais, estimativas dizem que 1 segundo em 2050 terá apenas 43% da duração de um segundo de 2005.

-Em um planeta não dominado pelo capital, como Plutão, 1 ano passa 248 vezes mais devagar do que na Terra.

-Em um planeta com capitalismo muito mais avançado que a Terra, como Vênus(lá o capitalismo é tão avançado que o CO2 constitui mais de 96% da atmosfera e a temperatura média é de mais de 500°C) o ano tem 2/3 da duração. Em Mercúrio, ainda mais avançado, o ano tem 1/3 da duração.

-Os judeus, que entraram antes dos outros povos no capitalismo(inventaram a exploração através dos juros) já estão no ano 5768. Isso ocorre porque o tempo passou muito mais rápido para eles enquanto estavam no capitalismo e os outros povos não(fonte: Bohrer, Marcelo).

Existem muitas outras evidências claras da aceleração, elas ficam para outro post. Agora cabe apresentar as conseqüências futuras desse processo:

-O tempo se tornará uma commoditie e será negociado no mercado: no capitalismo o tempo é vendido através do mercado de trabalho assalariado. O próximo passo é que esse se torne uma commoditie, seja vendido em bolsas e se torne alvo de movimento especulativo.

-No limite o que o capital pretende é acelerar tanto o tempo, acelerando a rotação da Terra, que se atinja a velocidade da luz, onde o tempo não passa, acabando com qualquer limite para a exploração.

Essas duas conseqüências devem ocorrer logo...Se o mundo não acabar antes.

AVISO: Esse não é um post sério(podem querer mandar me internar, ou físicos me dizendo que eu errei em tudo, sei lá).

4 comentários:

Marcelo B.N disse...

Ótimo post.
Curiosamente os professores "comunas" fazem o tempo passar incrivelmente devagar, eles têm conhecimentos de Milton Santos II.

Natália disse...

Amei \o/

Carla disse...

Até eu vou vir aqui elogiar, pra não deixar a impressão que a gente só critica... hehehe

baldus disse...

po christian, vc esqueceu de falar que o milton santos foi o criador do drible da foca...
o resto ta bom!