domingo, 7 de outubro de 2007

Herança Maldita

É comum ouvir que o Brasil seria um país rico se não tivesse sido "saqueado" pelos portugueses, eles roubaram nosso ouro. Já se sabe há um bom tempo que quantidade de ouro não é igual a quantidade de riqueza. Isso não é verdade.
A grande maldição deixada pelos portugueses são as instituições brasileiras. O Brasil tem péssimas instituições, contrárias à economia de mercado. Não é possível confiar em nada, em ninguém!
Começo com uma frase de Douglass North.
The inability of societies to develop effective, low-cost enforcement of contracts is the most important source of both historical stagnation and contemporary underdevelopment in the third world.

É interessante ver alguns dados:
Na categoria "rule of law" o Brasil tem a nota 0,63 enquanto que a OCDE tem 0,93.
Leva-se 152 dias e 17 procedimentos para abrir um negócio no Brasil, nos EUA 5 dias e 5 procedimentos.
47 dias para registrar uma propriedade, nos EUA 12
566 dias para cumprir um contrato, nos EUA 250
A eficiência do sistema jurídico brasileiro recebeu a nota 5,75. Contra 10 dos EUA, Canadá...
Corrupção nota 6,32, EUA 8,63, Canadá 10
Em uma pesquisa menos de 10% do brasileiros afirmam que as outras pessoas são confiáveis, na Noruega 60% afirmam confiar nas demais pessoas.
E tem muito mais!

Nunca diga que somos pobres porque fomos saqueados pelos portugueses, mas sim porque eles nos fizeram à sua imagem. Somos um versão piorada dos portugueses, ainda achamos que temos moral para fazer piadas deles. O problema não é o que levaram e sim o que deixaram!

Calma! Ainda é possível desenvolver-se. Fé no "efeito cinderela"! Mas por favor não acredite no PAC. Crescimento deve ser sustentado, não via esmola keynesiana.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Crescimento deve ser sustentado, não via esmola keynesiana."

Perfeito, ia fazer alguma critica, mas calei me.

Natália disse...

Keynes se revira na cova toda vez que pedem um carimbo pra um cidadão...

Só pra ilustrar, muitos alunos da UFRGS deixaram de fazer seus intercâmbios por falta de papéis, por demora dos órgãos públicos... às vezes já estão com tudo encaminhado e não embarca por causa de uma assinatura de alguém que está de férias; enquanto criaturinhas de outros países, com um simples e-mail e alguns poucos trâmites, já têm o visto/passagem/carta de recomendação... O interessante é que, ultimamente, alguns alunos estrageiros andam demorando a chegar por problemas de visto, ou confusões da universidade de origem... surpreendentemente, são portugueses.