sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Centralização e chute pra fora

Na economist dessa semana saiu uma reportagem sobre a baixa qualidade dos jogadores de futebol ingleses. É interessante.
Em 1997 a Football association transferiu boa parte da formação dos jovens atletas para os clubes de futebol. Clubes ingleses importam jogadores, é mais barato, vantagens comparativas.
O que o ministro dos esportes da Inglaterra quer? Cotas! Cotas para jogadores ingleses.
Isso é desculpa pra esconder falta de talento.
O que está errado são os incentivos dados. Qual é o objetivo de um clube de futebol? Maximizar os lucros, como qualquer outra empresa. Isso se faz ganhando jogos. Forçar os clubes a contratar jogadores ingleses é burrice, vai fazer com que fiquem piores. Não basta a seleção ser ruim, o governão quer acabar com os times ingleses também.
Se o governo quiser incentivar jovens craques, que pelo menos o faça de uma maneira menos prejudicial. Faça como a França que criou o Clarifontaine. A Inglaterra até tem um projeto de algo semelhante, mas ainda não saiu do papel.
O governo não pode exigir que as empresas dêem a educação dos seus trabalhadores e ainda criticar o modo como isso é feito.
Governão, centralização e controle dá sempre na mesma, ineficiência e soluções tortas.

Nunca imagina que diria que a Inglaterra deveria copiar a França.
PS. Não sei bigas de futebol, então pode estar tudo errado.

3 comentários:

Ricardo disse...

na holanda os clubes se vem obrigados a investir tudo o que tem em jogadores nacionais. nao por que o governo peça isso, mas devido ao fato dos clubes nao possuirem uma capacidade financeira tão grande quanto a de outros clubes europeus. uma vez nessa situação eles nao sao capazes de atrair grandes jogadores de futebol (estrangeiros) para suas competições. portanto sao levados a investir bastante nas categorias de base, que mais cedo ou mais tarde apresentarão seus frutos.
o que define, em grande medida, a qualidade dos jogadores é seu treinamento e empenho na profissao. quanto mais pessoas trilharem esse caminho maior será a chance de surgir um grande jogador. o brasil nao tem muitos grandes jogadores por que simplismente é o brasil, mas sim por que tem muita gente treinando aqui.
a holanda é um país pequeno, mas se voces forem analisar tem grande tradição no futebol internacional. faz muito tempo que andam por ai grandes jogadores desse país, e ele não possui um população expressiva. acredito que se a inglaterra, com uma população bem maior que a holandesa, adotar essa postura também colherá bons frutos no futuro.

Germano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Germano disse...

cotas, cotas. tem projeto de um deputado de cotas pra programas nacionais na tv fechada, pode?!?!