quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O paradoxo do tempo

Como se sabe, o Econoseet tem dedicado vários posts aos trabalhos de aceleração espaço-temporal milton-santistas. Para maiores explicações de como funciona a aceleração do tempo ver os trabalhos de Wolf, Christian.
A idéia básica por trás da aceleração é que um segundo percorre um segunde em menos de um segundo, devido ao capitalismo.
Um problema com a teoria de Milton Santos é que a produtividade de trabalho aumenta. Se um segundo percorre um segundo em menos de um segundo, um segundo de trabalho (que é menos de um segundo) deveria render menos produto que nos tempos em que 1s=1s.
Olhando alguns dados de produtividade pode-se ver que a produtividade cresce, trabalha-se mais por segundo, ou seja, um segundo de trabalho percorre um segundo mais devagar, já que rende mais, ocorrendo uma desaceleração do tempo.
Porém o tempo não está passando mais devagar, ou está? Alguém tem essa sensação?
Chegamos a um paradoxo! Um segundo de trabalho é mais de um segundo no relógio, um segundo normal é menos de um segundo no relógio.
Estariam os relógios loucos e o tempo se dissolvendo?
Ainda falam que Marx tinha o poder de ver o futuro, começo a achar que Dalí foi o grande Nostradamus. Pelo menos fica mais bonito que um exemplar do Kapital em casa.

Nenhum comentário: