quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Liberais e fascistas

Hoje eu encontrei meu professor de história , dos tempos de colégio. Como naquela época meu posicionamento não era muito diferente do que é hoje e ele dava aula de história(devo dizer que ele é menos radical do que professores de história normalmente são e que é um sujeito muto legal) nós tínhamos acaloradas discussões durante as aulas. Hoje ele me chamou, brincando, de fascista. Isso me irritou um pouco, não por causa da brincadeira e sim porque ocorre com freqüencia e porque é uma prova ímpar de ignorância. Sendo assim, cabe um post para esclarecer as diferenças entre liberais e fascistas ainda que sejam óbvias pra quem tem alguma cultura e algum bom senso.

Pode ser útil explicar as possíveis razões dessa confusão. Liberais(vou usar a palavra para designar os defensores do liberalismo econômico, não confundam com o sentido da palavra nos EUA) e fascistas são considerados direita. Ambos são anti-comunistas. A mente comunista padrão faz-ou força- o seguinte raciocínio: liberais são pessoas malvadas, que são de direita e odeiam o comunismo, fascistas são pessoas muito malvadas, que são de muito direita e muito odeiam o comunismo. Chamar de muito liberal equivale então a chamá-lo de fascista(matemáticamente, na equação "liberal=malvado+direita+anti-comunista" você multiplica por "muito" dos dois lados).

Tudo isso é verdade(o malvado depende de gostos pessoais, mas como tem gosto pra tudo, não se pode dizer que é falso) o problema são as outras características. Para começar: fascistas eram totalmente contrários ao livre mercado, adoravam o estado controlando tudo, odiavam os liberais e suas idéias. Fascistas eram ultra-nacionalistas, liberais não querem saber disso, são contra proteger indústria nacional e acham que tem que comprar produtos de quem produzir melhor e mais barato. Fascistas eram belicistas, liberais acham bobagem gastar com isso(ok, Reagan era liberal, mas economistas liberais sempre foram contra gastos muito grandes com exércitos). Além disso, o mais importante é que o regime fascista, bem como o comunista, não tinha respeito nenhum pela liberdade, que sempre foi defendida pelos liberais.

Existe uma idéia de os dois grupos buscam a manutenção do status quo. É mentira. Hitler saiu perseguindo judeus na Alemanha e eles tinham grande poder econômico no país, foi assim que ele conseguiu mobilizar a população contra esse povo. E a história que liberais defendem os poderosos supõe que capitalismo não tenha mobilidade social, tremenda falácia. Mais: discriminação etnica é uma tremenda besteira, não existem provas de que uma etnia seja mais inteligente ou melhor que outra, defender essas coisas é burrice. Ah, eu tenho grande admiração pelo povo que presenteou a humanidade com a bela invenção dos juros(pequena homenagem do econosheet à Seligman, Eduardo. Ainda que ele coma porco).

Vale sempre lembrar que, na Segunda Guerra, o capitalismo liberal(ok, as histerias keynesianas já tinham começado, mas sempre se defendeu a liberdade) e o comunismo lutaram juntos contra o nazi-fascismo. São três ideologias antagônicas, ainda que cada uma compartilhe algumas características com as outras. Sendo assim, se quiserem "ofender" com um mínimo de coerência, é melhor me chamar de liberalóide malvado, porco capitalista, expropriador de mais-valia e todas essas coisas bonitas.

Nenhum comentário: