sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A tentanção heterodoxa

Hoje tive aula com uma professora assumidamente heterodoxa, deveria ser motivo de vergonha assumir a heterodoxia acadêmica.
Escutei a seguinte frase dela: "o governo deveria ter impedido a venda daquela empresa a uma multinacional." Atenção para o detalhe, o GOVERNO. Medo disso, heterodoxos querem por o governo em tudo.
1º o empresário deve ter a liberdade de vender sua empresa.
2º não é papel do governo decidir sobre compras e vendas de empresas, se houver regulação, deve ser feita por uma agência regulatória independente, fora do alcance do governo, não por um "companheiro" do partidão.

Agora copiando um outro professor, Quem entende de regulação no Brasil? Ninguém! Cadê regulação no Capital? Não tem! Economista brasileiro não entende de regulação. Aqui é só Marx Marx Marx.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola meu caro, fiquei um pouco assustado com sua afirmação de que deveria ser vergonhoso a posição heterodoxa.

Não sou um heterodoxo, aliás nem sei bem o que sou. Mas acredito que as pessoas, principalmente nós futuros cientistas, temos que abandonar essa monovisão do mundo.

Essa ou aquela corrente é a certa, mas posso sem medo apontar falhas em cada uma.

MEDO eu tenho qd os seguidores do mainstream insistem em acreditar na tal mao invisivel, acho que a mao deu um tapa na cabeça de todos eles e ainda naum perceberam.

Se olharem para a realidade, perceberão que o Governo desempenha papel importante. ao meu ver, esse naum pode desempenhar um papel interventor, mas naum deve ficar ausente na economia.

Vide FED, que socorreu os neoliberais moderninhos. Ai eu pergunto, cade a auto regulação????

Concordo que o empresario deve ter liberdade de vender a sua empresa.

Agora, o governo tem que intervir sim nas negociações, pois se vc lembra dos aspectos microeconomicos, sabe que tipo de mercado que eh caracterizado por uma empresa concentrar sua influencia, e ser formadora de preços >>> MONOPOLIO. A pratica prova que eh pra essa estrutura que caminha a economia com a naum intervenção do Estado.