segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Desigualdade geográfica em uma sociedade igualitária

Em uma sociedade socialista, a.k.a igualitária, a moradia é fornecida pelo governo central. Todos têm acesso à moradias, supostamente iguais. Isso é obiamente impossível.
Para ilustrar a situação vou pegar como exemplo Berlin oriental.
Berlin oriental não era muito diferente de uma cidade de outros países, existia um centro e bairros afastados. O ponto mais nobre de moradia da cidade era a Karl-Marx Allee, avenida larga, apontando para Moscou, com seu início próximo à Alexanderplatz, centro de Berlin oriental.
Os prédios existem até hoje, nota-se que eles diferem em tamanho, cor, altura e várias outras coisas dos prédios de Marzhan, subúrbio onde o governo fazia "experiências habitacionais". Nesse post não vou abordar as diferenças de qualidade.
O importante é que existe uma diferença entre morar em Marzhan e na Karl-Marx Allee, as oportunidades de entretenimento na cidade encontravam-se em sua maioria próximo ao centro. Supondo que um habitante da Karl-Marx Alle quisesse ir a um bar ou discoteca, ele caminharia em torno de 10 minutos. Já um habitante de Marzhan perderia muito mais tempo, para se ter uma idéia, hoje em dia o metrô leva 22 minutos para fazer o trajeto Alexanderplatz - Marzhan, naquela época certamente demorava muito mais, além do tempo necessário para caminhar até a estação. Tá certo que na Alemanha oriental tempo não era dinheiro, mas as pessoas perdiam tempo com as suas famílias ou simplesmente passavam frio no inverno.
Outra ponto importante, é impossível que todos os apartamentos de uma cidade tenham a mesma posição solar.
Quem será que tinham direito a morar nos apartamentos da Karl-Marx Allee? Obviamente os amigos do partidão.
Por mais igualitária que seja uma sociedade sempre existirão moradias melhores do que as outras. Comunas que dizem que as pessoas não se importam com isso, troco meu apartemento de 2 quartos pelas suas coberturas na Bela Vista. Feito?
Mit sozialistischen Grüße...

3 comentários:

Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Faria disse...

nunca houvi tanta merda... os apartamentos só tinham janela para o leste, se fosse virada para o oeste não teríamos janela...
isso ta explicado no livro 3 do capital
neoliberais e suas ignorâncias
só faltava dizer que você é contra a desprivatização da vale...

Marcelo B.N disse...

Grande Faria!