sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Incentivos contra a corrupção

Esse episódio do Renan Calheiros me deixou mais irritado que as maracutaias normais dos políticos brasileiros. Faz tempo que eu não espero nada de bom deles, faz tempo que vejo o Estado como um freio ao crescimento, então, sempre que eles roubam, não me surpreende. Quando eu digo isso(e é raro, pra não me incomodar) as pessoas ficam indignadas: "como tu pode aceitar isso" e coisas do tipo. Eu não gosto de aceitar, eu detesto que aconteça, mas sei que vai continuar acontecendo.

A razão é simples: os políticos têm um forte incentivo a roubar(encher os bolsos de grana, maior poder também conta) por isso, é importante desenvolver mecanismos que contraponham esse incentivo. Um desincentivo é a o "freio moral" de cada um, mas o de muitos políticos está gasto(ou nunca existiu). Outro, claro, seria não reeleger eles. Esse é, talvez, o mecanismo mais poderoso que a democracia nos garante. No Brasil, todos sabemos, não funciona(ou funciona pouco), sobram exemplos, reelegemos o Lula, o Collor é senador, a turma do mensalão está de volta. Os casos de políticos que roubam e são condenados nas ruas estão muito mais pra exceção do que regra.

Podemos protestar também. Pintar a cara de preto e tudo mostra que não gostamos do que eles fizeram. Fizemos isso e eles continuam roubando. Talvez tenha prazo de validade, pode ser que a memória dos políticos não seja muito mais longa do que a dos que votam neles(que, no Brasil, é, em média, menor que a dos peixinhos de aquário, ou seja, 4,5 segundos). Nesse caso, seria bom sair nas ruas toda a semana, sempre temos motivos pra isso.

Podemos também imitar o que os franceses fizeram com a monarquia. Era corrupta, roubava o dinheiro do povo, foi pra guilhotina. Podíamos ir até Brasília e sair decapitando corruptos(mesmo com sessão fechada, não seria difícil fazer uma lista dos que merecem), seria um sinal bem forte contra a corrupção. Falo isso sem medo porque sei que não vai acontecer. Domingo tem Gre-nal.

Um comentário:

baldus disse...

Sou a favor de matar todos eles.
Mas a parte do grenal eu achei que explicou melhor todo texto do que o proprio texto uhahauhauahuahau