segunda-feira, 19 de maio de 2008

Pede pra sair, Pochmann

O IPEA ataca novamente, agora com dados de desigualdade e tentando provar que a carga tributária é progressiva. Eles realizaram um estudo(não tenho como colar o link direto, mas no site www.ipea.gov.br se encontra com facilidade) pra provar que pobres pagam mais impostos do que ricos no Brasil. Calcularam que os 10% mais pobres comprometem 33% de sua renda em impostos enquanto os 10% mais ricos comprometem 23%. Maravilha, a carga tributária é regressiva, o capitalismo é maligno, vamos pra revolução. Opa, só um minuto, estão esquecendo do "outro lado". Por incrível que pareça, impostos não vão exclusivamente pro bolso dos políticos, como esse estudo indica(indiretamente), existe uma contrapartida ao pagamento deles. Essa contrapartida vêm na forma de leis absurdas, moções ridículas do congresso, escândalos E transferência de renda e serviços prestados pelo Estado. E aí que tem um buraco no estudo do IPEA. Eles simplesmente ignoram a contrapartida dos impostos pagos.

Fazer isso é como calcular a despesa sobre faturamento de uma empresa, ignorar a receita dela e a partir disso sair dizendo que ela está em situação pior que uma empresa que tem despesa sobre faturamento menor, todo mundo sabe que o que importa é o saldo. Se o IPEA fosse minimamente honesto, eles colocariam no estudo quanto cada parcela da população recebe em transferências e serviços. Se, por exemplo, os 10% mais pobres pagam 33% de sua renda e recebem 50% em transferência e serviços, enquanto os 10% mais ricos pagam 23% e recebem 15%, o "saldo" da interferência estatal deixa de ser regressivo e torna-se progressivo(ou seja, está distribuindo renda). Os números são hipotéticos, mas me parece bastante provável que os 10% mais pobres recebam proporcionalmente mais em impostos e trasnferências que os 10% mais ricos.

Sugrestão pro Pochmann: ele podia pegar esse estudo desonesto e utilizá-lo para sugerir que nossos políticos trabalhem de graça. O raciocínio é simples: os políticos estão em sua maioria entre os 10% mais ricos, portanto, os salários deles são concentradores de renda, seria adequado, para distribuir renda, que eles não recebessem, que trabalhassem por patriotismo(ninguém é obrigado a ser político, que só se candidatem aqueles dispostos a trabalhar unicamente por vontade de ajudar a nação).

4 comentários:

Unknown disse...

Bom post. So discordo da ideia de fazer politico trabalhar... politico quando trabalha é igual a burocrata: só faz merda.

O melhor mesmo seria pagarmos para eles nao fazerem nada!!!

Adolfo

Amy Mizuno disse...

não concordo com o post. Está muito claro que os impostos são regressivos. E não acho que isso seja culpa do capitalismo e a solução seria a revolução. Seria muita ingenuidade acreditar que a população de baixa renda utiliza mais serviços oferecidos pelo governo do que os de alta renda - grande parte dos serviços é universal. Vamos pegar como exemplo ensino superir. é realmente a população de baixa renda que utiliza? (notem que também estou "forçando a barra"). Concluindo: sem dados para comprovar, melhor não levantar hipóteses.

Christian Wolf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Christian Wolf disse...

Não disse que a população de baixa renda recebe mais serviços, disse que recebe mais serviços em relação ao que paga de impostos(não podemos nos esquecer que a população de baixa renda paga menos em termos absolutos).

Achei o exemplo do ensino superior(que eu defendo quase sozinho que seja pago pra população de média e alta renda) bastante viesado, é certamente o serviço público com maior distorção nesse sentido. Com esse exemplo, tu ignorou uma série de outros que têm o efeito contrário(educação básica, saúde pública, etc).