segunda-feira, 19 de maio de 2008

Não gosta de economia? Azar o seu, o meu, o nosso...

Já aconteceu comigo, várias vezes, começo a falar com alguém de economia em uma roda de conversa e boa parte das pessoas se mostra bastante incomodada. Julgam que o tema é chato, ou demasiadamente complicado. Em geral eu mudo de assunto, as pessoas gostam do que elas quiserem. O problema é o seguinte: ser ignorante em economia gera externalidades negativas e ainda assim, geralmente não é considerado um problema(provavelmente porque quase ninguém faz idéia do que sejam externalidades).
Como pode gerar externalidades? É bastante simples: a ignorância sobre economia faz as pessoas serem ludibriadas facilmente por políticas populistas, aumenta a propensão a apoiar políticos irresponsáveis em política monetária e fiscal o que(os leitores desse blog sabem) é trágico no longo prazo. O Brasil vive isso constantemente: o governo é duramente criticado pelas altas taxas de juros(que deveriam ser mais altas no momento), por quê? Porque mais de 95% da nossa população não entende que os juros altos são uma forma de conter a inflação(dado o descontrole do nosso governo nos gastos) , assim, todo mundo que não entende isso possivelmente votaria em um político que baixasse mais os juros, o que acabaria sendo ruim para todo mundo.
Nas políticas de investimento do governo a coisa fica ainda mais grave. Ninguém leu Bastiat para entender que toda a política de investimento tem uma parte que se vê e outra que não se vê. A parte que se vê em geral são os beneficiados pelo investimento(a população da cidade que comemora a construção de uma estrada, os agricultores que recebem financiamento subsidiado e por aí vai). O que não se vê é daonde sai o dinheiro, que deve ser de cortes de gastos(que ninguém gosta de fazer), de aumento de impostos(idem) ou aumento de endividamento(melhor esse, só se vê depois de um tempo). Se todos entendessem que vai ter uma contrapartida aos investimentos, seriam mais críticos a essas medidas e os políticos pensariam duas vezes antes de sair gastando feito loucos.
A mensagem desse post é a seguinte: pense duas vezes antes de virar a cara quando se começa a falar em economia, a sua ignorância(ainda que possa ser "cool" dizer que odeia economia) sobre o tema pode ser determinante para a inflação, as políticas governamentais, a miséria e uma infinidade de variáveis muito relevantes nas nossas vidas.

3 comentários:

Marcelo B.N disse...

É, a ausência de interesse pela economia é triste.
Já vinha pensando em fazer um post sobre isso.
Já defendo há um bom tempo a idéia de que economia deveria ser uma disciplina nas escolas. Não faz sentido alguém estudar os filos da biologia ou muv na física e se formar sem saber o que é a lei da oferta e demanda. Ou ler Sagarana e não ler a idéia friedmaniana sobre a crise de 29.
Belo Post Christian.

Anônimo disse...

Tenho um blog sobre economia também. Se interessa pela escola austríaca? Você é de BH?

Marcelo B.N disse...

Respondendo em nome do Christian e meu também: sim, nos interessamos pela escola austríaca.
Não, somos de Porto Alegre.