quinta-feira, 15 de maio de 2008

Maldito V ou F

Esse post não tem a ver com economia, mas com provas.
Provas de V ou F são ruins, não medem o real domínio so assunto pelo aluno. Existe um grave problema que parece ser que se você apenas presta atenção na aula o V ou F é um pouco simples, agora se você estuda mais ele parece ficar mais complicado. A idéia é que esse tipo de questão faz uma análise superficial, quem sabe os detalhes dos modelos se dá mal de quando em quando.
Além disso, pra um V ou F ser resolvível a afirmação precisa ser curta, logo ela sempre vai deixar alguma dúvida. Hoje na minha prova de economia da informação tinha uma afirmativa que dizia que seleção adversa e moral hazard podem acontecer simultaneamente no mercado. Sim, podem. Mas seleção adversa é um problema pré-contratual e moral hazard é um problema pós-contratual, então ela é V e F, o que exatamente quer dizer "simultanemanente"? Depende da interpretação de cada um. Em uma questão discursiva não há como errar uma pergunta como essa.
O mesmo problema occoreu em economia brasileira. "a CEPAL critica o subconsumismo". Que espécie de pergunta é isso?! Criticam a teoria ou a existência do subconsumismo? Perguntas como essa fizeram com que eu me decepcionasse com a minha nota, não que eu tenha ido mal, mas fui muito melhor na parte discursiva da prova, se fosse toda discursiva ficaria satisfeito, meu estudo estaria refletido na nota. Com V ou F está refletida a atenção, o sono e ,sobretudo, a interpretação pessoal de cada um, dizer que a interpretação faz parte da avaliação é bobagem, é falta de liberdade.

Um definição de simultâneo: "Que se faz ou acontece ao mesmo tempo: movimentos simultâneos".
Então, o movimento se dá ao mesmo tempo?
Qual é o mercado em questão?

V ou F é sacanagem com quem estuda!

Um comentário:

Risco disse...

Creio que nesses caso o problema não é o V ou F em si, mas os V ou F mal formulado por professores preguiçosos.

E pra quem quer fazer mestrado, se preparem que pra prova de V ou F da ANPEC. Mas pelo menso elas normalmente são bem formuladas e podem ser anuladas por recursos.