domingo, 6 de abril de 2008

Patifaria, insinuação e o mercado dá a solução

Minha amiga não conseguiu um estágio. Uma colega dela conseguiu a vaga. A garota que conseguiu a vaga confessou (orgulhosamente) que "deu em cima" do sujeito que fazia a seleção.
Aqui temos um prato cheio pra economia da informação.
Seleção adversa no momento de escolher a estagiária. Aquela história, a pessoa que faz a seleção não conehce a produtividade do canditado... o canditado sinaliza... enfim, essa moça escolheu uma sinalização pouco ética. Creio que ela escolheu esse método exatamente pq é pouco capaz, mas ela pensa estrategicamente (uau, ela é um ser humano!). Previu que ocorreia um problema de moral hazard, o funcionário encarregado da seleção não agiu com o melhor beneficio da empresa em vista, mas sim em benefício próprio. Há algo de errado com o mecanismo de incentivos dessa empresa, alguém da administração deveria ser demitido, assim como o tal sujeito da seleção. Sim, siga seu instito, a empresa não é exatamente privada!

Ao lado do texto que estás a ler há um link pro blog do Becker e do Posner (é um blog um pouco inferior a este, mas vale a pena ler) lá há um texto sobre as mudanças na educação nos EUA, que afirma que o maior número de estudantes univeristários é do sexo feminino e, se não me falha a memória, obtém as melhores notas também. Com isso, é de se esperar que cada vez mais mulheres assumam os postos de decidir que vai e quem não vai trabalhar na empresa. É fato que homens não sabem se insinuar e mulheres não são tão estúpidas pra cair nesse conto.

O grande problema é que nem todo o mundo vive nos EUA e temos um lag de 200 anos aqui no nosso Brasil. Ou seja, lá por 2025 os EUA vão começar a entrar nessa nova realidade, por aqui a novidade chega em 2225, fé na medicina pra ver isso acontecer.

Parabéns pra quem chegou até aqui lendo o texto, ele está bem chato, mas se o texto te fez entrar no blog do Becker-Posner valeu bastante a pena meu esforço dominical.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.

baldus disse...

É a velha história da beleza. Mérito dela, ridicularidade do cara. Ele se mostra errado por diversos angulos.

Primeiro - nao faz sentido agir em beneficio proprio, acabar ferrando a empresa(contratado talvez alguem menos produtivo) - interesse dele diverge dos interesses da emprega, algo relacionado a public choice empresarial =D

Segundo - a taxa de impaciencia dele é muito baixa, certamente se ele nao deixasse levar pelo momento poderia conseguir TALVEZ algo melhor.

Terceiro - ele nao devia estar nesse cargo.

Quarto - ele ainda nao amadureceu

Quinto - se valesse muito, mas muito a pena, eu faria igual