Querem impor um salário mínimo na Alemanha. A idéia é burra.
O argumento dos defensores dessa idéia é que o salário mínimo garantiria condições mínimas de vida. Confere?
NÃO!!!
Isso não acontece por 3 razões (ou mais).
1) Como é que o Estado pode saber melhor que eu o que considero condições mínimas?
2) Nada garante que as empresas vão pagar de fato o salário mínimo. Quantos conhecidos seus não foram passar algum tempo trabalhando ilegalmente na Europa?
3) A Alemanha tem um sistema de seguro desemprego (ALG II) que tem por objetivo garantir as tais "condições mínimas". Ou seja, as pessoas são plenamente livres pra trabalhar ou não ao salário corrente.
Com essa medida o governo pretente elevar alguns salários e alguns votos. O problema é que o salário que o governo quer impor é mais alto que o salário pago em 1/4 das empresas do lado oriental, só um demente acha que isso não vai elevar o desemprego nos estados do país que já apresentam níveis muito elevados de desemprego. Parte dos empregos iriam para a ilegalidade, reduzindo a arrecadação do governo, tornando o ALG II ainda mais custoso para a sociedade.
Além disso o salário mínimo alemão diferenciaria as pessoas pelo tamanho da família. Isto é, solteiro, casado e com filhos. Pagando mais para famílias numerosas. A idéia também é ruim. Quem precisa ter filhos na Alemanha são as pessoas que ganham mais de um salário mínimo. Filhos de imigrantes encontram uma inserção difícil na sociedade, principalmente em uma sociedade cuja qualidade da educação é uma vergonha maior a cada ano. Enfim, não vou entrar nessa discussão aqui, fica para um outro post talvez.
As idéias expostas sob 2) e 3) estão num texto de 7 professores de diferentes institutos com um título que parece uma declaração de guerra aos heterodoxos para quem não compreende alemão (não há versao em inglês).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Posta o link do artigo original. Ou ao menos de onde voce pegou a noticia =D
Muito bom, e novamente, tao tentando transformar a Alemanha num circo. O seguro-desemprego ja é um ABSURDO. Agora criar esse tipo de política, que todos nós sabemos que ela gera desemprego, onde se tem altos niveis do mesmo, é sacanagem.
Depois da necessária e bem vinda insistência do Baldusco, o link do texto tá no site do IZA, iza.org, tá nas "iza news". Se alguém quiser e não achou posso enviar o pdf.
Demorei, sorry.
Postar um comentário