quarta-feira, 3 de junho de 2009

Praça da paz celestial

Certamente o fato mais relevante sobre esse post é que, se eu estivesse na China, estaria cometendo um crime ao escrever isso.

Nessa semana o massacre da praça da paz celestial  completa 20 anos. No dia 5 de junho de 1989, um rapaz, de identidade desconhecida, enfrentou uma fileira de tanques do exército chinês em um protesto que pedia maior liberdade no país. Não se sabe o paradeiro desse rapaz, algumas versões dizem que foi fuzilado, outras que ainda vive, escondido no interior da China. Eu torço muito pela segunda hipótese e gostaria de manifestar aqui o meu agradecimento e a admiração que tenho por esse rapaz. Ele é um herói entre os defensores da liberdade. Nesses 20 anos muito progresso foi visto na China, infelizmente não num nível que permita que os chineses se informem sobre histórias como essa.

Acredito que todas as pessoas que aproveitam a liberdade em seus países devem agradecimentos a pessoas como o "Tank Man", a luta dessas pessoas que impede que a opressão e a tirania prevaleçam no mundo. 

Acho que três citações completam bem esse post:

"Where the people fear the government you have tyranny. Where the government fears the people you have liberty" Thomas Jefferson

"Liberty, when it begins to take root, is a plant of rapid growth." George Washington

"Evil Prevails when Good Men Fail To Act"  ditado popular

Nenhum comentário: