segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O estranho mercado brasileiro de sucos

Nosso mercado de sucos, apesar de diferentes marcas, parece um mercado soviético. Todos os sucos são iguais, a possibilidade de escolha é muito pequena.

Acontece o seguinte:

Suco de laranja:
É praticamente impossível comprar um suco de laranja sem açúcar, pelo menos no RS. As opções são mínimas. No Zaffari a escolha fica entre Petry e Naturale. Curioso é que esses dois sucos são mais caros que seus competidores de caixinha com açúcar.
Tá certo que açúcar não é caro, mas o preço deveria ser ao menos o mesmo.
A falta de opção de suco sem açúcar é péssima.É possível por açúcar num suco, mas nao é possível tirar, pelo menos não em casa.
Os sucos argentinos têm bem menos açúcar e custam muito menos.
Há um tempo tinha um suco por aqui, fast fruit, era feito em SP, tinha a opção de com açúcar ou sem. A embalagem era bonita, o preço bom, assim como o produto. Sumiu do mercado.

Suco de maçã
A situação é ainda mais triste. Agora o problema não é o açúcar, mas sim a filtragem. Aqui só existe um suco filtrado, Rossoni, é um tanto caro, 3,40 por meio litro.
Os demais não são sucos, estão mais próximos de um iogurte. E são igualmente caros.


Bottom line:
Brasileiro não gosta de suco, gosta de um creme ultra-adocicado, o que é racional, já que tá pagando por uma bebida, que seja uma que mate a fome também.
E o que é pior: não gosta de liberdade de escolha.

PS um ótimo vídeo sobre sucos e ... AQUI

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