sexta-feira, 5 de setembro de 2008

200 anos de Estado inchado

O Estado sempre foi muito grande por aqui. Sempre se você acreditar que a história do Brasil começou com a chegada da família real em 1808. Entrar nessa discussão é besteira. Mas o fato é que nós não criamos um Estado, ele desembarcou aqui já maduro, enorme e ineficiente. Chegou aqui em 14(ou 16, os dados divergem) navios com D.João VI à frente. A primeira coisa que fizeram aqui foi algo que o Estado faz muito bem: desapropriação(ou espoliação legal, se preferirem). Claro que foi injusta, mas "em nome de um bem maior", a corte portuguesa e seus funcinários chutaram os residentes de suas casas. Depois acredito que D.João VI comeu um franguinho. Depois ele gastou bastante, fazendo o Rio de Janeiro uma cidade digna de ser capital do reino de Portugal.

Em 2008, 37,4% do total do PIB foi pago em impostos. Não existe país na nossa faixa de renda que pague tanto(dos que pagam mais, o mais "pobrezinho" é a Hungria, com renda per capita de US$ 13.000 por ano, o dobro da nossa). Duzentos anos e o Estado continua grande demais, e aumentando. Duzentos anos e o Estado continua desapropriando "em nome de um bem maior".

Meu ponto com esse post é que nós "comemoramos", em 2008, duzentos anos de um Estado que é grande demais para o nosso tamanho, que não respeita a propriedade privada, que gasta demais, que não faz questão nenhuma de ser eficiente. Precisamos corrigir isso se quisermos evitar que os próximos 200 anos sejam semelhantes aos últimos 200.

Nenhum comentário: