terça-feira, 18 de março de 2008

Juros, que bom!

Heterodoxos gostam de reprimir o que não compreendem, ou seja, muita coisa.
Este texto é sobre repressão financeira.
É muito raro, "ao sul do Mampituba", ouvir falar em repressão financeira. Nossos professores detestam juros altos. Bem, qualquer pessoa detesta pagar juros. O triste é que muitas vezes ouvimos que juros são "sacanagem".
É comum ouvir também o senso comum um pouco mais elevado que a economia não cresce devido aos juros estratosféricos. Esse argumento até faz algum sentido. Nos primeiros modelos de crescimento econômico é investimento é a variável salvadora da pátria. Kovalevskii usou o investimento para projetar o crescimento soviético, deu no que deu.
Mas sim, os juros têm um papel importante no desempenho da economia.
Aqui o que vou mostrar é um caso estranho para alguns, onde juros mais altos levam a maior crescimento.
Repressão financeira acontece quando o Estado tem uma política de juros negativos. A lógica é muito simples, a inflação torna os juros negativos.
O que os heterodoxos esquecem, sempre, é de onde tirar dinheiro para financiar suas brincadeiras. Bancos juntam agentes superavitários e agentes deficitários, fazendo com que um empreste para o outro. Quem em sã consciência vai emprestar dinheiro para perder?! Não tendo quem empreste... o raciocínio é simples.
Alguns exemplos assutadores
País// Ano// i %// Var.PIB per capita %
Argentina// 75-76// -69// -2,2
Bolívia// 82-84// -75// -5,2
Chile// 72-74// -61// -3,6
Gana// 76-83// -35// -2,9
A lista segue.
Um resumo da ópera por Easterly: taxas de juros reais de -20% ou menos estão relacionadas com crescimento de -3% em média. Já juros entre -20% e 0% estão relacionados com crescimento positivo, porém bastante baixo. Já juros positivos são os que mais favorecem o crescimento.

Taxa de juros negativa é uma piada. Curiosamente alguns economistas acham que os juros deveriam ser negativos ou zero ou alguma coisa ainda mais estranha.

Caro leitor, não vá dar uma de soviético e achar que quanto maiores os juros maior o crescimento. Teoria econômica convencional é um pouco mais complexa que isso. Se divertindo dá pra chegar numas 100 variáveis importantes.

PS. A formatação dos exemplos ficou meio estranha, o blogger não tá gostando os meus espaços!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, ~queria entender mais sobre esta relação.

Na sua opinião, qual seria a relação de taxas de juros positivas com o crescimento economico? E qual o fator que consolida o baixo crescimento, as vezes negativos, na presença de juros reais negativos?

Pato disse...

Os heterodoxos acham que as pessoas são boas... Ou seja: que com uma taxa de juros baixa ou negativa, alguém ainda emprestaria dinheiro. Algo parecido com pagar para trabalhar.

Tipo o Faria, que disse que o Marco Polo foi um espertalhão ao comprar seda e especiarias barato na China e vender caro na Europa... Sim, professor, porque empreender uma viagem dessas na Idade Média devia ser barato e seguro... ¬¬

Marcelo B.N disse...

se os juros são negativos os bancos perdem a capacidade de emprestar dinheiro, inibindo investimentos.
Já taxa de juros positiva favorece os bancos, que podem emprestar, possibilitando investimentos. Isso pode levar à falência do sistema bancário. Sem um sistema financeiro sólido diversas inovações nunca saem do papel, devido à falta de empresas de venture capital e semelhantes.
Além disso, taxa de juros real negativa provavelmente acontece em cenários inflacionários, certamente prejudiciais ao crescimento.
Sem a possibilidade de empréstimos o mercado negro será incentivado, assim como a corrupção.

Eu diria que uma das principais conseqüências dos juros negativos é a instabilidade macroeconômica em termos de inflação e crise bancária.

André Zilio disse...

Marcelo, nao sei se os teus exemplos fazem muito sentido, já que tu pegou uma época onde ocorreram dois choques de oferta negativos (oil) que culminaram em inflação altíssima em todos os países do mundo. Se tu pegar outros exemplos (não cheguei a olhar os dados, mas minha intuição diz que isso vai ocorrer) tu vai ver taxa de juros negativa em vários países desenvolvidos que tiveram crescimento do PIB per capita nesses períodos que vão de meados dos 70 até início dos anos 80.

Mesmo assim, essa idéia de baixar juros no período atual é ridícula e só dá um pouco de crescimento no curto prazo. No futuro a inflação manda a conta.