segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pagando a conta

Só caprichando muito no marketing - sempre às nossas custas, é claro - pra convencer alguém a achar bom deixar um pedaço do seu salário aplicado em um fundo que rende 3% ao ano.

Quando é que o Governo vai admitir que a única razão dele para manter a Previdência e o FGTS é o financiamento fácil da gastança pública que esses instrumentos proporcionam?

4 comentários:

Guilherme Stein disse...

Dado que exista algum percentual da população que não sabe lidar com dinheiro, do ponto de vista estritamente utilitário, o maior problema não é o FGTS em si, mas sim é o fato de que tu não pode aplicar o dinheiro onde você quiser. Mesmo que tu seja obrigado a poupar, se tu fosse livre pra aplicar em qualquer lugar o fundo não seria um problema. Novamente: assumindo que existam pessoas imbecis no mundo.

Guilherme Stein disse...

Mas eu também acho uma puta sacangem.

Marcelo B.N disse...

Quando formos todos funcionários públicos, meu caro.
A Vale é apenas o começo, o mercadinho da esquina que se prepare!

Pato disse...

Stein,

sem dúvida, concordo contigo em o problema não ser o fundo em si. Dado que existem pessoas com esse perfil que tu sugeriu (tecnicamente podemos pensar em indivíduos com explosivas taxas de desconto intertemporal e utilidades esperadas mal-resolvidas), o FGTS, pelo menos em mérito, não é o maior dos problemas. O pior é ver o governo aludir a essa sua fonte de receita fácil como uma grande vantagem a favor do trabalhador. É muita cara de pau.