segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem ao Diego Baldusco

"Eu nunca mais vou ter que ler uma página de Marx na minha vida." (Frase dita por Diego Baldusco na formatura do curso de Ciências Econômicas da UFRGS em 06/03/2010)

"One man with courage makes a majority" (Frase atribuída ao sétimo presidente dos EUA, Andrew Jackson)

Começo esse post explicando a homenagem que eu faço em nome do Econosheet ao colega formando e agora economista. No último sábado, 6 de março, o Marcelo, o Pato, o Baldusco e eu, juntamente com uma turma de mais de 50 nos formamos no curso de Ciências Econômicas. Na hora dos agradecimentos, o Baldusco deu essa "alfinetada" nos esquerdistas, que eram maioria tanto entre os estudantes que se formavam, quanto na mesa dos professores.

Essa manifestação não passou em branco e, em seu discurso o vice diretor da faculdade manifestou claramente seu repúdio ao que tinha sido dito pelo formando. Nessa manifestação, chegou ao extremo de dizer que são pensamentos assim que levam ao obscurantismo, à censura e à criação de Goulags. Vale dizer que essa resposta foi injusta e quase covarde uma vez que o professor teve tempo ilimitado para fazê-la (a manifestação do aluno durou poucos segundos) e ele sabia que não haveria chance de uma réplica do aluno.

Além de injusta, a resposta apresenta erros lógicos claros e mostra uma tentativa desesperada de desqualificar o "oponente". Diego Baldusco nunca disse que Marx não devia ser lido, muito menos que deveria ser proibido. Disse sim que ele estava feliz por nunca mais ter a obrigação de ler esse autor. Ou seja, o formando falava de uma decisão individual, não de algo que deveria ser recomendado ou imposto aos outros. Um liberal entenderia isso. Infelizmente um esquerdista não consegue fazer o mesmo.

Isso porque é muito difícil para alguém que defende a coletivização de tudo e o máximo de igualdade possível, entender que as pessoas não são iguais e que o que é bom para um nem sempre é bom para os outros. As conseqüências dessa falta de compreensão são nefastas. É por causa disso que em regimes comunistas tudo é imposto de cima para baixo de forma completamente autoritária. Burocratas se julgam capazes de definir o que é bom que as pessoas consumam, que entidades elas devem venerar, o que elas devem ler, e finalmente, como elas devem pensar. Tudo que não estiver de acordo com esse modelo, ofende, é errado e deve ser proibido.

Baldusco violou o modelo ideal de um professor esquerdista (não necessariamente Marxista, é bom dizer). Ele saiu do que o professor considerava bom para si (e assim, bom para todos) logo foi "punido".

Essa homenagem é feita aqui exatamente por isso. Cada vez que alguém desafia o modelo ideal de um esquerdista, nos tornamos um pouco mais livres, menos distantes do Goulag.

4 comentários:

Paulo disse...

Parabéns pela coragem, pela formatura, e por nunca mais terem que ler Marx.

Unknown disse...

Beleza, parabens pela coragem e determinacao.

Adolfo

Marcelo B.N disse...

Foi o ponto alto da formatura, sem dúvidas.

Pato disse...

Eu acho que o discurso do Horn foi uma resposta à crítica ao livre mercado e ao capitalismo feita pelo Filippi...