quinta-feira, 2 de abril de 2009

Moral e Bancos

Notícias de lucros altos por parte dos bancos deixam as pessoas, geralmente, irritadas.
Por que?
Bem, primeiro, as pessoas se irritam com o fato de os bancos obterem lucros altos. O passo seguinte é criticar o lucro. O lucro é moralmente errado.
Mas o que se esconde por tras disso é o fato de as pessoas que tem dinheiro nos bancos nao terem bilhões. É falso moralismo, como sempre. Na tentativa de esconder a ganancia, se ataca o lucro, quando na verdade o que as pessoas deveriam "criticar" é o baixo rendimento de suas aplicacoes, mas isso é resultado da escolha das pessoas e do banco central, nao do lucro dos bancos. Os bancos nao tem nada a ver com isso.
Garanto que se a poupanca tivesse, ceteris paribus, rendimento de 200% a.a ninguém reclamaria de lucro dos bancos, todos adorariam os banqueiros.

Não me venha com falso moralismo, tu é que não sabe investir.

PS. É melhor ignorar a crise pro post ter mais efeito.

2 comentários:

Christian Wolf disse...

Acho que a pior coisa que pode acontecer pra quem tem dinheiro em banco é os bancos anunciarem prejuízos. Isso não sinaliza coisa boa. Vamos torcer que eles continuem lucrando.


Sobre as pessoas odiarem o lucro,
é porque isso é coisa do demônio. Tá na bíblia dos católicos e na dos marxistas.

Bruno Oliva Peroni disse...

Verdade. Bom comentário.

Bizarro foi uma professora de Relações de Trabalho, socióloga com tendências comunas, dizendo que em um debate na França (onde mais poderia ser?) um Ministro só falava em rentabilidade.
E ela:

- O cara só falava em rentabilidade! Só sabia falar nisso! É uma afirmação quase nazi essa dele. Agora vamos exterminar os excluídos porque é mais rentável.

Meio exagerado.