quinta-feira, 16 de abril de 2009

Medo 2

"Uma ousada ação anticíclica foi anunciada ontem pelo governo federal para tentar manter a economia em crescimento. O superávit primário do setor público, anter previsto em 3,8% do PIB para este ano será agora reduzido para 2,5%.(...) esse alívio fiscal libera o setor público para gastar 40,2 bilhões além do que permitiria a meta anterior."

Isso ainda depende de aprovação do congresso, mas certamente vai ser aprovado, são todos uns heterodoxos safados em Brasília.

Tava demorando pra anunciarem um absurdo desses, mas já podia se esperar algo assim. Nunca antes na história desse país um governo teve tanto dinheiro pra gastar e no primeiro sinal de aperto das contas eles abrem as calças.

É sempre importante lembrar que ter défcit do setor público(ainda temos superávit primário, mas em termos nominais, é défcit) é ROUBAR das futuras gerações. É como gastar mais do que ganha e passar a dívida pros filhos. As pessoas não podem passar dívida pros seus filhos, os governos tem esse poder, mas é um absurdo fazer esse tipo de coisa.

Nenhum comentário: