quarta-feira, 11 de junho de 2008

Homenagem a J.M.Keynes

Keynes é considerado por muitos o maior economista do século XX, eu acho isso besteira, essa homenagem não é por isso, será explicada abaixo, mas primeiro devo falar um pouco sobre o autor.

Ele fez teorias heróicas, como a da demanda efeitiva, incentivou os governos a gastarem o que tinham, o que não tinham e mais um pouco. Aqui na América Latina, sua teoria inspirou intelectualmente a CEPAL, que fez teorias ainda mais heróicas, como o subconsumismo. Entre as escolas seguidoras do Keynes na atualidade, destacam-se os novos-keynesianos(que parecem ter abandonado a teoria enquanto era tempo, mantiveram o nome) e os pós-keynesianos, que são uma espécie de fã-clube da inflação.

Bom, a razão dessa homenagem é uma frase brilhante proferida sobre esse autor(calma, não é aquela imbecilidade sobre longo prazo):

"Marxian Socialism must always remain a portent to the historians of Opinion — how a doctrine so illogical and so dull can have exercised so powerful and enduring an influence over the minds of men, and, through them, the events of history."

Nenhum comentário: