segunda-feira, 14 de março de 2011

Por que pagamos (alguns) impostos?

As vezes eu me pergunto por que pagamos alguns impostos.
Um sujeito faz uma compra num shopping. Supondo que já tenha pago IR, IPVA... por que o governo fica com 20% da compra?
Não faz sentido, o governo não paga a luz do shopping, tributa ela; o governo não paga o estacionamento do shopping, tributa ele; o governo não paga a segurança do shopping, tributa ela; o governo não paga o vendedor da loja, tributa ele.
Pra mim não faz sentido.

3 comentários:

Pato disse...

Vou justificar essa atitude do governo a partir de um princípio que minha bisavó repetiu à exaustão para o meu pai:
O governo faz isso porque "dinheiro só sai de onde tem". (Entre aspas, o princípio da vó Dina)

Unknown disse...

Pato, essa frase parece babaquinha na primeira vista, mas se Keynes tivesse conhecido a tua bisavó ele não tinha escrito a "Teoria Geral (do dinheiro/enriquecimento fácil)"

negoailso disse...

e o imposto sobre importação? WTF!