terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

E os termos de troca?

Segundo o Banco Mundial os alimentos tiveram uma alta de 15% entre outubro de 2010 e janeiro de 2011.

Me pergunto o que Raul Prebisch e a quadrilha da CEPAL diriam nessas horas... os países "periféricos" deveriam fechar as "poucas" indústrias pra plantar bananas?

6 comentários:

Davidcs disse...

Se voce nao for estudante de economia esta perdoado, a ignorancia pode ser algo valioso. Porem, acho que nao eh porque falou na CEPAL.

O fato dos preços dos alimentos variaram pra cima nao correponde a ganhos efetivos, ja viu a variaçao de preços dos carros e computadores? A inflaçao dos alimentos eh mais reconhecida porque recai no grosso da populaçao.

Vai estudar playboy!

Unknown disse...

quando a gente compara, a gente compara bananas com bananas, e não com maçãs. Inflação de computadores e carros? Meu Intel 486, que aposentei há uns 12 a 15 anos não tem mais valor de mercado. Isto significa que DEFLACIONOU. Algum aumento de preços em máquinas e equipamentos, se deu junto com seu ganho de produtividade, portanto. Carro é a mesma coisa. Desde que me conheço por gente um prato de feijão sempre foi um prato de feijão. Não tem ganho de produtividade com o feijão (ou milho, batata, etc etc).
Alimentos só deveriam subir caso houvesse escassez de terras (e mão de obra agrária) e não houvesse ganho de produtividade para trabalhadores do campo (é, Maltus não acertou que a comida acabaria). Do contrário, apenas moeda em excesso o pode.

Sugiro o Davidcs apagar este comentário, pois pegou MUITO mal.

Unknown disse...

que baboseira este negócio de "ganhos efetivos"...até parece que existe um país que negocia produtos com outro país. Acho que isto deve acontecer, em algum nível, em Cuba, Venezuela, Bolívia, mas não no "resto do mundo capitalista explorador malvado que não presta".

Marcelo B.N disse...

Davidcs, eu nem deveria responder-te.
Mas vamos lá. Acho que tu não conhece a teoria da cepal. De modo simples: no período uma tonelada de bananas custa 100 dólares e um computador custa 100 dólares. Se no período 2 a mesma tonelada de bananas custa 200 e o computador 100, as bananas compram 2 computadores. Ou seja, o vendedor de bananas sai ganhando.
Segundo Prebisch os países "centrais" ganhavam no longo prazo pq compravam cada vez mais bananas com menos computadores.
É óbvio que essa teoria é uma bobagem. Tentar derivar efeitos de longo prazo disso é ingnorância e ingenuidade, nada valiosas, já pagamos muito caro por elas no passado.
Ninguém falou em ganhos de bem estar.

"inflação dos alimentos"? Nossa, tu ainda tem a cara de pau de dizer que eu deveria estudar! Tu deveria saber que inflação disso ou daquilo é um erro primário.
Preços de alimentos e inflação são coisas bem diferentes.

Unknown disse...

se não ficou claro o que o marcelo falou: o preço do alimento subir é REFLEXO e não a causa

Pato disse...

Na verdade, o preço dos alimentos subiu mais porque as pessoas descobriram que não podem comer carros ou computadores.

"A inflaçao dos alimentos eh mais reconhecida porque recai no grosso da populaçao."

Quem reconhece mais a alta dos preços dos alimentos devido ao argumento que tu deu, definitivamente não passa nem perto de ser economista.