sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Instituições e bem-estar

É muito comum ouvir falar do impacto das instituições no funcionamento da economia em geral e no crescimento econômico em particular.
Pouca atenção é dada, entretando, ao impacto das instituições no bem-estar.
Obviamente a eficiência institucional melhora nossas everyday lives.

No Brasil não há confiança em boa parte dos serviços prestados, tanto por empresas privadas quanto por empresas públicas.
Um exemplo clássico é a tentativa de encerrar uma assinatura de televisão a cabo ou fechar uma conta no banco.
Se a justiça fosse bastante eficiente, seria mais fácil encerrar a tal assinatura, as empresas teriam algo a perder (e rápido) "enrolando" o cliente.
Um exemplo muito mais absurdo: aborto. Em alguns casos de estupro ou de má formação do feto a justiça demora tanto para tomar um decisão que a criança já nasceu.

Na minha opinião, estes são casos em que o impacto sobre o bem estar é muito superior ao impacto na economia.

Em um país sério, filho de "você sabe quem é meu pai" não põe fogo em índio. Duvido muito da contribuição daquele índio para o crescimento econômico, mas ele tem (tinha) o direito de dormir na rua.
Aliás, em país sério não existe essa história de "você sabe quem é meu pai".


É curioso como o Brasil consegue fazer com que as pessoas não acreditem que é possível que as coisas sejam simples.
De minha experiência pessoal, dois eventos foram bastante interessantes.
Fechar a conta no banco na Alemanha. Nenhuma pergunta, entreguei meu cartão, me deram os centavos que tinha na conta e ainda me desejaram um bom dia.
Fazer passagem estudantil para o transporte público por lá. Matrícula, foto, identidade... 2 minutos depois está pronto.
Nunca consegui entender porque demora tanto pra fazer a carteirinha aqui no Brasil. Agora com o tri em Porto Alegre até dá pra tentar entender, mas quando era aquele troço mal plastificado, que ainda custava uns 8 reais... absurdo.


Enfim, acho que já escrevi demais. Mas é um exercício mental interessante ver como pequenas ineficiências podem atrapalhar nossas vidas.

Nenhum comentário: