terça-feira, 12 de maio de 2009

O que ando fazendo da vida

Creio que já ficou claro em posts anteriores que este semestre eu não estou no Brasil.
Estou aproveitando a vida numa universidade alemã.

Bem, não que seja da conta de alguém (ou do interesse), mas não "revelei" o que ando estudando por aqui. Acho que nem meus colegas de blog sabem o que tenho tentado enfiar na cabeça, com exceção do Bife(Ricardo). {por sinal, tu ainda entra o blog?}

Bem, se alguém está curioso, aqui vai.
Freqüento as seguintes disciplinas:

Processos estocásticos (com aplicação em alguma coisa estranha)
Probabilidade e Risco
Microeconometria
Crescimento Econômico
Macro avançada

Aqui não precisa se increver pras aulas, basta se inscrever para as provas. Obviamente não vou fazer provas da 5 cadeiras.
O problema é escolher. Mas uma coisa é clara, a de processos estocásticos não dá. Além de a matéria ser complicada, o professor não sabe falar alemão, fala um dialeto da região.

Um breve comentário quanto às outras cadeiras:

Probabilidade: nada de muito novo, mas algumas dúvidas antigas foram resolvidas, porém outras surgiram.

Microeconometria: uma turma meio dividida entra mestrado e "diplom" (sistema alemão pré-Bologna). O assunto é muito interessante. A compreensão vai e vem, as vezes dá vontade de largar a cadeira, outras vezes parece bem simples.

Crescimento: simplesmente demais, minha matéria preferida no Brasil. Aqui disse-me o professor que a matemática vai ficar pesada, imagino que muito além do que aprendi naquelas aulas de cálculo sob o calor infernal.

Macro: algumas coisas são revisão do que se ve de macro no Brasil, mas o tratamento matemático é serio. Nada daquela porcaria de encontrar taxa de juros = -250 no IS-LM, e demais barbaridades.

Uma guria (formanda em economia) que mora comigo me desejou "boa sorte" quando falei que ia fazer macro, diz ela que é a cadeira mais temida do curso. Isso é estimulante, de algum modo.


Enfim, mais além conto mais. Se não sair muita coisa de útil é culpa da cerveja (aqui de verdade) que custa entre 50 e 85 cents. Isso faz a gente pensar no tempo alocado pra estudar.


PS. Aos colegas de blog, não é muito legal eu ficar falando da minha vida aqui, mas enfim, o blog anda meio parado. E não tenho mandado notícias (acadêmicas) pra ninguém, nem pra vocês.

Nenhum comentário: