sexta-feira, 25 de julho de 2008

Impressões do Chile

O Marcelo foi pra Europa, o verdadeiro objetivo dele por lá é comer comida norte-americana. Eu estou no Chile(e também pretendo fazer o mesmo que ele quando chegar em Santiago, agora estou no Atacama). Passei poucas horas em Santiago, mas a impressão que a cidade deixa é de prosperidad e de modernidade. Aqui no norte do Chile, em um dos desertos mais secos do mundo, mesmo com o ambiente inóspito, eles parecem muito organizados. A exploração do turismo como fonte de renda parece ser muito competente.

A verdade é que o Chile é a economia mais rica(per capita) da América Latina, se não estou enganado. Isso é um feito, especialmente considerando que o Chile era muito menos valorizado pelos espanhóis que as outras regiões colonizadas e que está isolado do resto do continente pelos andes. Em comum com os chilenos temos o desgosto pelos próprios políticos, reclamações com impostos absurdos, temor renovado da inflação e o fato do Evo Moralles dizer para os bolivianos que somos imperialistas sanguinários.

A principal diferença me parece clara: os chilenos pararam de brincar com a economia antes de nós. Certamente foi esse o principal legado positivo deixado pelo governo de Augusto Pinochet, ele treinou os chicago boys que trouxeram noções modernas de condução de política econômica. Ter aulas com o Friedman faz a diferença. Isso foi no final dos anos 1970, o impacto foi notado a partir do final dos anos 80. Eles até tiveram inflação de dois dígitos nos anos 80, mas em um ano ela era menor que a brasileira foi em um mês.

Na minha opinião, o Brasil parou com as brincadeiras em 1994. Ainda que o gasto público continue um problema, sem inflação as coisas já melhoram muito. No Chile foram uns 10 anos até os efeitos começarem a aparecer de forma significativa, no Brasil pode ser que estejam começando. Um bom sinal é que nos dois países, mesmo presidentes de esquerda não mudaram de forma significativa a política econômica, é sinal de seriedade(claro que eu preferia presidentes liberais, mas não se pode ter tudo).

Ah, faltou falar do NAFTA, mas isso fica pra um proximo post.

6 comentários:

Marcelo B.N disse...

Chile é ótimo.
Vá ao shopping de las condes em Santiago, é o paraíso do fast-food, tem tudo o que uma pessoa séria pode querer. Basicamente las condes resume a felicidade.
Sandiago não é américa latina.

Christian Wolf disse...

Faltou ressaltar um fato importante do Chile: a bandeira deles é quase igual à do Texas. Um país assim só pode ir pra frente.

Pato disse...

Não dou dois dias para aparecer algum cupim por aqui, dizendo que tu é a favor de ditaduras, Christian. :T

Pato disse...

O Texas é uma aberração; mas todo país deveria ter o seu. :D

Pato disse...

Estive em Santiago pela última vez em 97 ou 98. Desde então, foram inauguradas 11 novas estações de metrô, mais de uma por ano!

Marcelo B.N disse...

Todo o mundo sabe que o Chris gosta de ditaduras :P