terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Livros Digitais?

Na Veja dessa semana tem uma reportagem sobre os E-Books no Brasil.
Eu não gosto de livros digitais, prefiro livros de papel.

Muito se fala do fim do livro de papel e coisas do gênero.
Espero que não, mas é possível.

Um argumento comum a favor do livro digital é o preço.
Acho um argumento pouco válido.
Vamos lá: a Veja lista 3 aparelhos. Os preços em Reais: 799; 969; 599.
A revista compara também os preços de 3 livros digitais/papel. 26 contra 38; 33 contra 48; 28 contra 35.
Uma diferença de +- 10 reais por livro.
Um leitor custando 800 "compra" a diferença de 80 livros.
O brasileiro lê em média 1 livro/ano. Ok, façamos a suposição de que quem compra o livro digital leia um pouquinho mais, 10 livros/ano.
O livro digital passa a valer a pena somente 8 anos depois da compra.
Obviamente em 8 anos a tecnologia será outra.

Algumas coisas em livros digitais são interessantes.
Mas tem muito "efeito novidade" em torno disso.

Enfim, não me proponho a fazer previsões.
Mas sigo fiel aos meus livros de papel.

Um comentário:

Christian Wolf disse...

As vantagens que eu acho relevantes desses e-readers são:

1)Não tem que estocar tanto livro em casa (ok, estante com livros é legal, mas tem um limite, fora perder eles e coisa assim).

2)Com acesso a internet dá pra comprar e receber no mesmo instante, isso é bacana.

Mesmo assim, fim dos livros de papel eu acho viagem. É tipo aquela coisa de Paperless office que rolou nos anos 90 ou coisa assim e virou maior furada, consumo de papel até cresceu nos escritórios depois de informatizados.