sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Trocas e trocas

Li uma pequena reportagem sobre um sujeito que fez umas trocas na internet, saindo de um clips vermelho para uma casa. Claro que não trocou diretamente um pelo outro.

Isso me fez pensar em dois pontos importantes da economia: liberdade de escolha e informação.

O processo de trocas é válido pois é baseado em trocas voluntárias, o mesmo princípio de funcionamento da economia de mercado. Ninguém saiu prejudicado. Sempre se trocou menos utilidade por mais utilidade. Gerou-se utilidade sem produção, apenas realocando os bens entre os consumidores. Se o jogo terminasse por aqui...

Em troca direta não há preços monetários. Geralmente os bens sendo trocados possuem alguma espécie de valor sentimental ou simplesmente não são comercializados normalmente, não possuindo um preço em unidades monetárias. Preços refletem informações importantes na economia. Sair de um clips para uma casa foi possível pq as trocas não foram mediadas por moeda.

Claro que alguns comunistas tentam ver nisso um grande futuro. Ir no supermercado com clips, canetas e mais uma bugigangas e sair com o carrinho cheio de delícias importadas.
Pessoalmente acho que a brincadeira é divertida e se presta pra algumas conversas econômicas. E termina por ai

Nenhum comentário: