Uma coisa sempre me chamou a atenção nesses anos de faculdade.
Por que os alunos do "mainstream" são melhores e mais interessados que os outros?
(* emprego "bom aluno" aqui como aquele que obtém boas notas, vai as aulas, faz trabalhos, etc.)
Existem é claro alguns bons alunos de outras correntes de pensamento, mas estão em número menor e parecem menos interessados fora da sala de aula.
Na FCE/UFGRS vejo isso claramente, os melhores alunos são, geralmente, os do mainstream. Depois alguns bons alunos que não parecem ter o menor interesse em teoria econômica, mudam de posicionamento dependendo do professor.
E depois ainda a turma do Marx e demais idealismos. Estes não são, geralmente, bons alunos, mas se mostram interessados nos debates. Entretanto, me chama a atenção o fato de que realmente muito poucos desse grupo conhecem, de fato, as teorias que defendem.
Não sei ao certo a razão disso, mas exponho uma hipótese abaixo.
Nos primeiros semestres essa separação entre os bons/interessados alunos não era tão clara, o debate era um pouco mais equilibrado.
Com o passar do tempo, o pessoal do maistream foi aprimorando seus argumentos, enquanto que os outros continuaram martelando na mesma tecla.
Bem, creio que a explicação esteja na própria teoria.
A teoria "maistream" é muito mais instigante, complexa e abre muitas possibilidades de análise, enquanto que o resto é mais ou menos igual há anos, a teoria de Marx, é o que é, não evolui mais.
A possibilidade de a teoria econômica ser capaz explicar um pouco mais que PIB, desemprego e inflação é deveras excitante. (Vide Pato, Bernardo. Quando vale a pena trair. 2008)
Há uma falha na hipótese, entretanto. Nada garante que alunos interessados estudem para cadeiras inúteis como Política e Planejamento Econômico. (vide a idéia do Max/Min de notas, mais uma vez do Pato)
Atenção: não estou dizendo que todos os alunos do "mainstream" são bons, nem que todos os outros são ruins. Qualquer um que pensar um pouco vai lembrar de alguns sujeitos que envergonham e economia sérias, bem como de filhos de Marx que são ótimos alunos (tá, não consigo pensar em ninguém no momento).
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário