sexta-feira, 3 de julho de 2009

Educação hereditária

O sistema educacional alemão é uma porcaria, todos sabem.
Nos testes PISA e cia. a Alemanha é uma vergonha, comparada com os demais países europeus.

Parte do caos está na estrututa do sistema.
Aos 10 anos (+-) deve ser escolhido pra onde a criança vai ir, Hauptschule, Realschule ou Gymnasium.
Hauptschule é quem vai terminar na construção civil ou motorsitas de ônibus, ou sei lá, não sei exatamente onde vão parar as pessoas, mas é nessa linha.
Já o Gymnasium é pra quem vai ir pra universidade e make lot's of money.

A idéia eu até acho interessante, haver um colégio mais forte pra quem está determinado a entrar na universidade.
O problema é que com 10 anos é difícil saber o desempenho que a criança vai ter no futuro.
Mais complicado ainda é saber o que ela vai querer da vida.
(Eu até os 17 queria ser austronauta, mas como não tinha essa opção no vestibular... to ai falando de economia :P )
Isso faz com que os pais decidam pelos filhos.
O que nos leva a crer que os pais que foram pra universidade e made lot's of money, vão querer que seus filhos sigam o mesmo caminho, me parece bastante natural.

Vejamos os dados.
O gráfico abaixo mostra "predicted probabilities" e o nível educacional da mãe, medido em anos.



Nota-se que isso pode levar a uma piora da distribuição de renda (não vou entrar na questão de se a Alemanha precisa ou não "piorar" sua distribuição de renda, outra hora talvez).
Além disso, apoia a teoria de "inteligência hereditária".


Pra mim algumas coisas nesse sistema educacional não fazem o menor sentido e são muito confusas. Vou ver se me informo melhor e faço um uptade.

PS omiti "Realschule" do gráfico pra ficar mais "limpo"

Nenhum comentário: