quarta-feira, 18 de março de 2009

Rublos?

Os russos querem aproveitar a crise para aumentar a importancia do Rublo e diminuir a do Dolar.
Por que?
O que me parece mais óbvio é orgulho. Ex-KGBs não querem aceitar que a Rússia "nao tem essa bola toda".
A Rússia teve uma crise nada inspiradora durante a década de 90.
O Rublo perdeu muito valor frente ao Dolar (de 0,042 para 0,0289 Dolares por Rublo) na crise atual, o que não é um bom sinal, ou pelo menos não inspira confianca.
Seria vantajoso pra Rússia um aumento na demanda por Rublos e consequente valorizacao da moeda? Não entendo nada da Rússia, mas creio que a exportacão de gás natural e derivados tenha um papel importante na economia. Então, a vantagem da valorizacão da moeda depende da elasticidade das importacões de gás da Europa.

O ponto fundamental que os russos parecem não compreender é que por mais que a Rússia chore, grite e lance bombas nos vizinhos, a importancia de uma moeda depende da sua credibilidade. Ou seja, antes de sair dando conselhos pro mundo, os russos devem reformar a casa e ter uma economia estável.
O Brasil é um bom exemplo pra isso. Ok, o Real não é nada importante, mas a credibilidade que o Real tem hoje não foi obtida através de nossos políticos (sabidamente os mais corruptos do mundo) ou nossos milicos (sabidamente os piores do mundo), mas sim com algumas políticas economicas responsáveis. Ok, o Brasil ainda tem MUITO o que fazer, mas enfim.

Alguém pensando em comprar Rublos?

Um comentário:

Christian Wolf disse...

É por essas e outras que a Rússia tem cadeira cativa na Liga dos Recalcados, um bloco político fundado pela França que possui como membros cativos a já citada Rússia, a Argentina e Cuba. Os novos membros honorários são Venezuela, Bolívia e Equador.

O bloco é pouco conhecido, mas é tão mal-frequentado quanto a OPEP.