segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Malthus again!

Minha intenção com esse post não é chancelar nenhum tipo de ecochatice, nem achar pertinente que, em um continente onde a população se torna cada vez mais velha, medidas de controle de natalidade via estado sejam tomadas... mas este artigo do Globo.com me chamou atenção, mais pelo tema do que pela postura do assessor do governo britânico.

Sempre estranhei que, ao falar das catástrofes que levarão o planeta Terra à hecatombe final, os malas verdes de plantão só dessem ênfase a aquecimento global, fome na África, derretimento das geleiras e extinção de meia dúzia de espécies de samambaias nepalesas, enquanto que um tema importante como população era deixado de lado. Algumas pulgas ficam pulando atrás da minha orelha: 1) Qual é a população ótima da Terra? 2) Certamente o envelhecimento da população européia é ruim no longo prazo, dado, por exemplo, os problemas ligados à produção; mas, será que, no longo prazo, isso - o envelhecimento e a conseqüente redução populacional - não seria bom?

Não sei, voltaemeia o fantasma de Malthus vem me atormentar. Não consigo afastar a idéia de que há bocas demais. E que a Peste Negra, ao dizimar 1/3 da população européia na Idade Média, nada mais fazia do que trazer o número de habitantes do Velho Continente de volta ao patamar equilíbrio, dado o contexto.

2 comentários:

Marcelo B.N disse...

Tu tá louco pra ser o fã número 1 do Malthus, mas não quer assumir.

Pato disse...

Mas eu sou fã do Malthus.

E eu tenho que te emprestar o livro sobre a Riqueza das Nações. Tá certo que a tradução é péssima e o autor fala bastante coisas sem noção, mas ele pega citações fantásticas de toda A Riqueza das Nações, aquelas citações que tu lê, sente o baque e fica olhando para cima por meio minuto em sinal de contemplação quase religiosa. :D