terça-feira, 30 de novembro de 2010

Wiki$$$$$

Os recentes documentos do Wikileaks atestam o óbvio, o governo não presta, nunca prestou e nunca prestará. Jamais vai resolver problema algum.
O que vazou não importa.

Me chamou a atenção uma notícia hoje, de que o mesmo site vai divulgar informações sobre um "grande banco". Isso é mais interessante. Além da pilantragem de salvar os bancos abertamente com dinheiro alheio e óbvio que altos cargos de bancos e políticos se reuniram pra discutir a pilantragem por baixo dos panos. Se reuniram provavelmente comendo do bom e do melhor as custas do contribuinte.
Enfim, isso também não é importante.

Ter informações sobre um "grande banco" é uma coisa interessante e muito importante. Dá pra ganhar dinheiro com isso. E eu suspeito que alguém esteja ganhando, teria de ser um idiota para não ganhar. Quem detém a informação é a turma do Wikileaks. E agora?
Pois é, o site é legal, mas tem muita gente achando que é mais do que é. Eles ganham dinheiro como qualquer outro. E tem acesso a informação antes que o grande público. Usam e abusam dela.

É engraçado esse círculo; populaçao gosta de governo; governo erra; site divulga o erro; site endeusado ($); população acha que a solução é mais governo; mais erros; site ($$) > Deus...

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Campanha contra a Xenofobia

Lembram que quando um pessoal "xingou muito no twitter" os nordestinos, a patrulha do politicamente correto entrou em ação e está processando uma guria (que começou a história) por xenofobia?

Motivado por isso eu lanço aqui no econosheet uma campanha contra a xenofobia. É evidente que não é contra essa guria. Por sinal, eu acho que as pessoas que consideraram esse um crime de xenofobia estão em uma dessas categorias:

1-Não fazem idéia do que é xenofobia;
2-Sabem o que é xenofobia, mas modificam o sentido das palavras quando lhes convém. É equivalente a quem chama de fascista quem acha que o combate ao crime deveria ser mais duro.

A acusação é estúpida porque é impossível alguém cometer crime de xenofobia contra um compatriota. Faz tanto sentido quanto, por exemplo, o Marcelo me processar por racismo se eu chamar ele de "branquelo".

Agora, existe sim xenofobia no Brasil e ela é incentivada em praticamente toda a escola e universidade. É tão comum que ninguém se dá conta. Falo de ódio contra os norte-americanos, obviamente. Isso é pregado todo o dia no Brasil, de forma quase doentia. Por isso essa campanha é tão importante. Sempre que alguém fala do grande satã, e diz que a culpa das nossas mazelas é dos norte-americanos, está cometendo um crime de ódio. A patrulha do politicamente correto deveria agir, mas ela apóia isso. Então, para provar que nós somos ainda mais corretos, vamos abrir um processo sempre que ouvirmos discurso contra o povo norte-americano.


Obs: Ainda que a idéia seja muito divertida, por defesa da liberdade de expressão (e porque seria impossível abrir milhões de processos diariamente), esse post é brincadeira. Eu adoro os EUA, mas acho que quem odeia tem o direito de manifestar seu ódio, desde que não parta para agressão física. Assim, como quem odeia qualquer outro grupo.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Inflação

Depois que começou a operação militar contra os traficantes, a pleiboizada da Zona Sul carioca deve estar desembolsando alto por uma bucha de pó.

Ao largo da guerra civil, os mercados seguem se equilibrando.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A universidade homofóbica

Quando li a manchete com os dizeres: universidade em São Paulo quer ter o direito de ser homofóbica fiquei animado pra postar alguma coisa.
Lendo o texto perdi um pouco a vontade.

Eu acho que a universidade deveria ter o direito de ser homofóbica.
Quem não concorda que estude em outra universidade.
A insituição é privada, se não recebe verbas públicas, que faça o que bem entender.
Se tiver critérios objetivos de seleção, tudo bem. Leia as regras, entra quem quiser.

Tornar homofobia crime... o Brasil não aprende!
Não se pode proibir alguém de acreditar em alguma coisa, seja ela que homossexuais são inferiores ou que a Venezuela é uma democracia. Muita gente acredita nos dois. Na minha opinião são duas bobagens, mas é direito delas acreditar.
Como Becker explicou, os discriminadores saem perdendo no mercado.
Agir são outros 500, agredir pessoas é crime, independentemente da sexualidade, religião ou da cara delas. Se a polícia é conivente com agressores, é um problema de organização da polícia e não de isso ou aquilo ser considerado crime.
Se a lei mudasse a mentalidade das pessoas quanto a homofobia, não existiria muita diferença entre diferentes regiões de um mesmo país (supondo que não existam leis estaduais). Qualquer um sabe que em cidades menores geralmente a mentalidade é mais conservadora.

A universidade tem o direito de ensinar o que bem entender. O problema é dos alunos.
Tantas universidades (principalmente federais) pregam o fim da economia de mercado; defendem ideais soviéticos de assassinato em massa; defendem que o consumidor latino-americano deva ser lesado com protecionismos tolos; instruem pessoas para confiscar a propriedade de outros, garantida por lei... por que uma não pode ter o direito de não gostar de homossexuais?

Seguindo essa lógica maluca a gente poderia proibir a esquerda conservadora do Brasil de pensar, coisa que na realidade já não fazem muito.

Pra mim não é uma questão de como Deus ou o Diabo acham que as coisas são ou deveriam ser. É uma questão de liberdade de opinião.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Câmbio I

No Brasil o câmbio sempre atrapalha.
Nunca está bom, sempre valorizado ou desvalorizado demais. E sempre se não for tomada uma medida a economia vai à falência.
Se escuta muito esse tipo de bobagem na televisão.
Agora tá na moda dizer que o Real está sobrevalorizado.
Não vou entrar nos méritos disso. Quero apenas dizer que câmbio valorizado pode ser bom pro país.
A maior parte da "saúde" é importada, equipamentos, remédios, etc.
Boa parte das máquinas são importadas.
Muitas dívidas são em dólares.

Períodos de câmbio valorizado são bons para aumentar a produtividade importando tecnologia.
Mas no Brasil a gente prefere reclamar, é mais fácil.

Por fim, Real valorizado é bom pras viajar pro exterior.
E tem muita gente que tem que sair do país pra abrir os olhos e largar de mão esses mitos nacionalistas de que o país é bonito, os habitantes simpáticos e demais atestados de insanidade.


Mais sobre câmbio em breve, espero.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Consumistas X Artistas

É muiro comum ouvir comparações entre a """cultura americana""" e a """cultura européia"""
Muitos dizem que os europeus sabem melhor das coisas, menos consumistas e mais artísticos que os americanos.
É curioso que nos últimos 100 anos a "cultura" superior dos europeus produziu, entre outros, Hitler, Mussolini, Franco... e nem falemos da França!
Outra curiosidade é que nesses 100 anos os artisticamente inclinados produziram muito menos bons escritores (na minha opinião) que os consumistas. Música? Mozart, Chopin... depois deles o continente* não produziu muita coisa.

E o mais curioso é que quando a coisa aperta e os monstrengos gerados pela "cultura" européia saem matando sem controle, os europeus sabem que a única saída é ligar pra Washington.


Enfim. Essa comparação de culturas EUA X Europa é uma bobagem, é generalizar sobre muita gente e sem muitos fundamentos lógicos. Mas claro que o cinema sempre tenta nos vender esse mito. É sempre bom contrabalançar com um filme da segunda guerra.

*exclui a grã-bretanha, obviamente.