sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Chutando o tripé, pé I

Equilíbio fiscal graças às commodities?
É possível



Eu já falei há horas que isso pode ser um grave problema pra nossa so called estabilidade.
Tá certo que o gráfico é pra A.L e o Brasil pode estar melhor que o resto... mas, honestamente, pq confiar no Brasil? Agentes não cometem erros sistemáticos.

PS. a notícia já é meio velha, mas fazer o que?!

PPS. Eu sei que o Brasil tem estabilidade e proseco e isso e aquilo outro, mas numa hora dessas as pessoas só querem ouvir que a crise vai piorar e tal, então contribuo para o desconforto geral.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Esquerda, sinalizaçã, direita

Peguei um ônibus hoje. Desconhecia o itinerário. Fui resolver meu problema de assimetria de informação com a senhora sentada ao meu lado.
A conversa foi mais ou menos o seguinte:
Eu: querida, o ônibus segue pela avenida em que estamos ou dobra à esquerda na próxima rua?
(eu queria ir pra esquerda)
Senhora: é... -pausa pra pensar, possivelmente refletia sbre o conceito de esquerda- dobra assim -e me mostrou a mão indicando o trajeto do ônibus dobrando à esquerda.
Eu: obrigado, gentil senhora.
Senhora: quisso minino...

Bem, é óbvio que o ônibus segui reto.

Moral da história: se perguntar a direção, não confie em alguém que não sabe diferenciar esquerda de direita.
Compreensão da rosa dos ventos é uma boa variável explicativa para capacidade de fornecer informações geográficas.

Um video engraçado sobre isso. Ver moment 9.

Contra a Anpec e contra o progresso

Reclamação da tendenciosidade da Anpec.
Bora fazer uma prova de marxismo.

A questão da cola até vai, mas não. Se tu tá bem preparado tu tem que ser muito burro pra deixar alguém colar de ti*, inevitavelmente pela lei de Murphy a pessoa pra quem tu deu cola vai ser aceita na faculdade X e tu não.
*tá, a pessoa pode colar sem tu notar e há um custo em "esconder" a prova, mas enfim...

O Homem Cordial

Não sei se é exatamente pertinente ao Sheet, mas achei interessantíssimo.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Oh céus!

é, parece que não tem jeito. Plutão não quer mesmo
aqui está um belo texto sobre a crise econômica e os astros.

atenção: troco meu Mankiw por um baralho de tarô.

O estranho mercado brasileiro de sucos

Nosso mercado de sucos, apesar de diferentes marcas, parece um mercado soviético. Todos os sucos são iguais, a possibilidade de escolha é muito pequena.

Acontece o seguinte:

Suco de laranja:
É praticamente impossível comprar um suco de laranja sem açúcar, pelo menos no RS. As opções são mínimas. No Zaffari a escolha fica entre Petry e Naturale. Curioso é que esses dois sucos são mais caros que seus competidores de caixinha com açúcar.
Tá certo que açúcar não é caro, mas o preço deveria ser ao menos o mesmo.
A falta de opção de suco sem açúcar é péssima.É possível por açúcar num suco, mas nao é possível tirar, pelo menos não em casa.
Os sucos argentinos têm bem menos açúcar e custam muito menos.
Há um tempo tinha um suco por aqui, fast fruit, era feito em SP, tinha a opção de com açúcar ou sem. A embalagem era bonita, o preço bom, assim como o produto. Sumiu do mercado.

Suco de maçã
A situação é ainda mais triste. Agora o problema não é o açúcar, mas sim a filtragem. Aqui só existe um suco filtrado, Rossoni, é um tanto caro, 3,40 por meio litro.
Os demais não são sucos, estão mais próximos de um iogurte. E são igualmente caros.


Bottom line:
Brasileiro não gosta de suco, gosta de um creme ultra-adocicado, o que é racional, já que tá pagando por uma bebida, que seja uma que mate a fome também.
E o que é pior: não gosta de liberdade de escolha.

PS um ótimo vídeo sobre sucos e ... AQUI

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O keynesiano tacanha

Existem pessoas de diversas ideologias, defendendo todo o tipo de tese e doutrina econômica, mas estou convencido que o grupo mais numeroso(ao menos no Brasil) é o dos keynesianos tacanhas. Os keynesianos tacanhas geralmente nem conhecem Keynes, mas sem querer, são grandes propagandistas das idéias dele. Adotei esse termo para designar um pessoal com opiniões políticas  bastante irritantes, em geral ignorantes sobre economia, o mais comum de se esperar de um keynesiano tacanha é o seguinte:

-Defesa de todo e qualquer "investimento" público. Não interessa no que ou os resultados projetados, o importante é investir. Keynesianos tacanhas enchem a boca pra falar que seus políticos "investiram X bilhões em educação e Y bilhões em saúde". Não interessa se os bilhões da educação não atenuaram o problema do analfabetismo funcional e se os bilhões na saúde não tiveram qualquer resultado prático positivo, o importante foi que gastaram com isso, quanto mais melhor.

-São adeptos da idéia da "janela quebrada"(aí ó http://econosheet.blogspot.com/search?q=broken+window). Na verdade, acham que só existe o lado da demanda na economia, basta incentivar o consumo que seremos todos milionários.

-Não querem o comunismo, mas gostam de todo o tipo de regulação do Estado. Protecionismo é com eles mesmo.

-Não entendem a noção de trade-off nos gastos públicos. Adoram subsídios ao cinema nacional e querem mais investimento do governo em esportes, mas reclamam que falta investir em todas as outras áreas também.


Tem muitas outras características marcantes, essas foram as primeiras que eu lembrei, logo lembro de outras. Com a atual crise na economia, os keynesianos tacanhas saíram da toca, acho que nunca se ouviu tanta barbaridade sobre economia na mídia. O tacanha-mor até agora é o presidente Lula, a cada dia ele diz uma coisa mais imbecil. A grande preocupação dele agora é com a oposição "secando" a economia brasileira.(Heterodoxo ON) É, talvez ele tenha razão e a "secação" diminua a demanda efetiva, causando crise de sub-consumo(Heterodoxo OFF).

Perguntinhas

O problema do passivo social é agravado pelo aumento do exército industrial de reserva, esse causado pela liberalização dos mercados e pelo ataque de capitais especulativos que, quando associados ao tripé nefasto(metas de inflação, superávit primário e câmbio flutuante), diminuem a demanda efetiva e aumentam a expropriação de mais valia absoluta e relativa nos países subdesenvolvidos?

Se a resposta for afirmativa, pode se dizer que maior investimento estatal e a realização de reforma agrária visando combater o êxodo rural causado pela revolução verde podem ser formas de atenuar esse problema?



Obs: se você não caiu na gargalhada, ou você não conhece esse blog, ou é comunista.
Obs 2: alguém sabe o que é "passivo social"?

Ninguém está pior que a Argentina

Faz algum tempo que eu me surpreendo com a incompetência dos líderes argentinos. Aqui no Brasil muita gente diz que o país seria melhor se nós pressionássemos os políticos como fazem os argentinos. Não sei se isso é verdade, mas sei que se nós votássemos como eles, nossa vida estaria muito pior.

O casal Kirchner é um fenômeno em termos de burrice econômica e desrespeito aos direitos de propriedade. A Cristina Kirchner conseguiu o fenômeno de criar um caos no país quando as mercadorias produzidas internamente estavam muito valorizadas. Era o momento para aproveitar a boa maré e crescer. Ela barrou as exportações gerando a revolta dos produtores. Agora que a boa fase passou e as commodities perderam valor, o país está quase quebrado. Sem ter como fechar as contas ela resolveu confiscar a previdência. Detalhe: a previdência PRIVADA, isso mesmo, até os que foram inteligentes o suficiente pra deixar o dinheiro fora das mãos do governo estão sendo expropriados. É um absurdo.

Dos países democráticos do mundo, a Argentina é provavelmente o que escolhe os piores presidentes. Considerando o mundo todo, a briga é feia entre Argentina, Rússia e Venezuela.

Cara de pau

Recebi um "convite" por email de um curso sobre a crise.
Ai tá o cartaz:


"capitalismo financeirizado"?
Crise financeira dos EUA com um cara que torce pros EUA se darem mal.
Situação financeira do Brasil no acelerador espaço-tempo
Marx?!!!
Ah sim, eles têm a solução! É demanda efetiva!

Esse curso é baixaria.
Veja bem, custa 40 reais!
é bom lucrar com essa crise...

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Começou

Ontem um professor da FCE declarou que a crise é de demanda efetiva.

domingo, 19 de outubro de 2008

Economia de mercado

Estou lendo o livro "A Reinvenção do Bazar"(recomendado pelo Ronald) e li essa ótima frase do Vaclav Ravel sobre economia de mercado:

"É a única economia natural, a única que faz sentido, a única que leva à prosperidade, porque é a única que reflete a própria natureza da vida. A essência da vida é infinita e misteriosamente multiforme e portanto, em sua plenitude e variabilidade, não pode ser contida ou planejada por qualquer inteligência central."

Achei que valia como post de aniversário.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Micro-uma dúvida

Sei muito menos teoria micro do que gostaria (e deveria).
Enfim, estava escutando essa musica e pensei: como se modelaria o arrependimento?
Foi uma não-maximização?
No momento foi mas intertemporalmente a preferência mudou?
...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

(I)Mobilidade de Capitais

A prata foi a moeda predominante durante toda a Idade Média e persistiu até a era moderna. Outros metais eram muito pesados (como o cobre) ou muito leves (como o ouro) quando fundidos em moedas de um valor conveniente para transações. Essas dificuldades não impediram experimentações: o governo sueco, que detinha uma participação no controle da maior mina de cobre da Europa, estabeleceu um padrão cobre em 1625. Uma vez que o preço do cobre equivalia a um centésimo do preço da prata, as encorpadas moedas de cobre pesavam cem vezes mais do que as moedas de prata de igual valor; uma moeda de grande valor pesava mais de 19 quilos. Esse dinheiro não podia ser roubado porque era muito pesado para que ladrões pudessem carregá-lo, mas os volumes de dinheiro necessários para transações cotidianas precisavam ser transportados em carroças. O economista sueco Eli Hekscher descreve como o país foi levado a organizar todo o seu sistema de transportes para satisfazer essas necessidades.


(in EICHENGREEN, Barry. A Globalização do Capital)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Nobel

Um dia vergonhoso pra academia. Krugman, um panfletário e gozador!
Opositor de Bush, no ano das eleições...

Vou mandar um email pro Barro ver se ele não quer entrar com recurso.

domingo, 12 de outubro de 2008

Consumismo

Entendam... eu não tinha como deixar de postar isso aqui: http://www.revbilly.com/about_us/

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Paul Romer começando...

Paul Romer, um de meus economistas favoritos, começou um blog com o Michael Spence.
Tai o link pro primeiro post.

É, nem todo o mundo começa tão bem quanto o Mulligan

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Solução (estúpida) pro moral hazard

O Mankiw falou no método Tony Soprano de obter capital.
Bem, a idéia original é minha!
Falei que com o bail-out haveria moral hazard e que ele deveria ser curado punindo fisicamente os CEOs e cia. das instituições. Poderiam prendê-los numa praça e a populçao agride pra que o comportamento não se repita.
Riam, riam, mas desperate times...

Mais uma contra a intervenção

...encouraged by equally poor judgment of various public policymakers, many of whom were more interested in promoting homeownership among questionable borrowers than in the preserving the safety and soundness of the financial system.
Fonte: Blog do Mankiw

O problema é o livre mercado né?
Ah... vamo se respeita!

Puta vida injusta, meu!

Discussão na aula sobre a crise.
Argumento de um heterodoxo, creio.
"Vocês falam que não deve ter intervenção e ai quando tem problema reclamam da intervenção".
Não é possível argumentar com uma pessoa que tem essa lógica.
Veja bem, meu caro, se eu falo que não deve haver uma coisa não é sinônimo de que ela não exista.
Um dia ainda terei o poder de "your clothes are red"

uma vítima da crise

Num programa da DW apareceu uma senhora que perdeu seu dinheiro com a crise, ela tinha Lehman Brothers.
Ela disse que estava poupando, entre outras coisas, para seu enterro. Coitada, não vai nem morrer do jeito que quer.

sábado, 4 de outubro de 2008

É dando que se recebe

Financial firms have dominated donor lists for all the major political candidates in the 2008 US presidential election.
Fonte: The Guardian

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Vacine seu cavalo

Historiadores adoram dizer que o passado vai se repetir
Economistas são mais legais.
Por via das dúvidas vou ao veterinário.